Sobre

Maitri pode ser traduzido como “amor”, ou “bondade amorosa”. Alguns mestres budistas preferem “bondade amorosa” por considerarem a palavra “amor” muito perigosa. Mas eu prefiro o termo “amor”. Às vezes as palavras adoecem, e nós temos que curá-las. A palavra “amor” tem sido usada como um termo correspondente a apetite, ou desejo, como “eu amo hambúrgueres”. É necessário empregar o idioma com mais cuidado. “Amor” é uma palavra bonita, devemos recuperar seu significado. O termo maitri tem raízes na palavra mitra, que quer dizer amigo. No budismo, o principal significado de amor é amizade.

Todos nós possuímos a semente do amor. Podemos desenvolver essa maravilhosa fonte de energia nutrindo o amor incondicional que nada espera de volta. Quando compreendemos uma pessoa no fundo do coração, inclusive alguém que nos feriu, não conseguimos deixar de amá-la. O Buda Shakyamuni mencionou que o Buda do próximo éon se chamará “Maitreya, o Buda do Amor”.

Por Thich Nhat Hanh


O espaço


O Espaço Maitri se propõe a ser um refúgio temporário para todos. A ser um espaço onde possamos - por meio da yoga, da meditação e dos estudos budistas - encontrar conexão profunda com o nosso íntimo, e avançar na compreensão da vida, da existência, do nosso propósito aqui. Para que um dia, quando encontrarmos o refúgio verdadeiro em nós mesmos, possamos viver em benefício de todos os seres!

Atividades


Atividades somente de corpo ou de mente não bastam. Precisamos trabalhar o corpo e trabalhar a mente: um oferece suporte ao outro no caminho espiritual. No Zen se diz: "Não se consegue limpar sangue com sangue. Precisamos de água." O Espaço Maitri conta com:

Aulas de Yoga
Meditação
Estudos Budistas
Terapias
Estudos de Física

Saiba Mais

Parceiros


Ninguém faz nada sozinho. Estes são os parceiros que, também estabelecidos no Canoas Tênis Clube, trabalham alinhados com o Espaço Maitri, com a motivação de oferecer os melhores serviços para benefício de muitas pessoas.

Canoas Tênis Clube
Karuna
TS Tennis
LOB Bar e Café
Ginástica Artística

Inspirações


Tudo o que aprendemos, aprendemos porque alguém bondosamente nos ensinou. Assim são os mestres que incansavelmente oferecem ensinamentos para orientar cada um na sua jornada espiritual. As inspirações e bênçãos do Espaço Maitri vem dos ensinamentos budistas do Lama Padma Samten e da senda do yoga ensinada por Swami Sivananda.

Centro de Estudos Budistas Bodisatva
Centro Sivananda de Yoga Vedanta

Um pouco sobre Yoga


A yoga é um conjunto de práticas físicas e mentais cujo objetivo é alcançar yoga, termo de raiz sânscrita yuj, “união”. União com o que? Com o que há de mais profundo em nós mesmos. Apesar de muitas pessoas chegarem à yoga por uma questão de cuidado e saúde do corpo, é interessante perceber que a yoga em toda a sua riqueza espiritual, vai muito além da realização de posturas. O objetivo é que o praticante realize uma transformação interior, transforme o seu coração e a sua mente, de forma a viver uma vida mais virtuosa, mas equilibrada e com mais sabedoria.

A yoga e a meditação, em essência, nos ajudam a cultivar estados mentais mais positivos e mais felizes. Encontrar em nós mesmos paz e felicidade duradouras. Nos fazem mais conscientes, o que nos leva a encontrar nosso propósito na vida e florescimento como ser humano.

Equipe


Professor do Espaço Maitri

(em breve novos professores e terapeutas na equipe)

Lucas Ghisleni. Sou físico formado pela UFRGS. Atuei como professor de física durante 5 anos (2013-2017). Com o tempo, fui redirecionando os meus estudos do mundo externo dos fenômenos físicos para o mundo interno das emoções, da mente e da consciência.

Encontrei no budismo as explicações mais profundas. Desde 2015 sou praticante budista sob orientação dos professores Lama Padma Samten e PhD. Alan Wallace. Desde 2016 sou praticante de yoga, dentro do método Śivananda, com passagem pelo método Iyengar.

Em 2017 concluí a pós-graduação em Transformação de Conflitos e Estudos de Paz, com ênfase no Equilíbrio Emocional, pelo Instituto Paz&Mente (Florianópolis-SC) em parceria com a Cátedra de Paz da UNESCO na Universidade de Innsbruck, Áustria, e o Instituto Santa Barbara, Califórnia, EUA. No mesmo ano passei a oferecer o curso Uma Vida Compaixão - de transformação de conflitos pelo cultivo de compaixão - no formato de workshops em Sinop-MT.

Realizei as formações em hatha yoga com alinhamento integrativo com Marco Schultz (Simplesmente Yoga, Florianópolis-SC, 2017) e o Teacher Training Course (TTC) do Sivananda Yoga Vedanta (Garopaba-SC, 2018), que me qualificaram como professor de yoga.

Os cursos de Introdução à Comunicação Não-violenta, com Dominic Barter, e Círculos de Paz nas Escolas, com Kay Pranis, em Porto Alegre-RS também enriqueceram a jornada de 2017.

Em 2018 fundei o Espaço Maitri, um centro de yoga, meditação e estudos budistas, localizado em Canoas-RS. Também conduzo aulas de yoga e de inteligência emocional para crianças na Comunidade de Aprendizagem Karuna. Neste mesmo ano me tornei professor do programa Cultivating Emotional Balance (CEBTT, Suíça, 2018) e realizei um retiro de yantra yoga no Merigar East, Romênia.