Sobre

No século XX, houve muito sofrimento devido à violência e guerra, e nós ainda temos a tendência a pensar que podemos resolver os problemas por meio da força. Esse não é um sinal saudável, mas a maioria das pessoas nesse planeta são alimentadas com violência. [...]

Deveríamos trabalhar para fazer esse século o século da paz e da não-violência. Precisamos de uma abordagem humana para resolver os problemas que temos. Precisamos falar ao invés de lutar, nos engajar em diálogos significativos, baseados em respeito mútuo. O ódio está enraizado na sensação de ‘nós’ e ‘eles’. Precisamos, ao invés disso, respeitar os outros como membros da humanidade como nós. Precisamos buscar criar um mundo desmilitarizado. Alcançar desmilitarização externa requer desmilitarização interna. Isso é onde ‘maitri’, bondade amorosa, surge.

As mães deram nascimento a todos os 7 bilhões de seres humanos vivos hoje. Todos sobreviveram por conta do cuidado e do afeto. Como crianças, não se importam com nacionalidade, fé ou casta, mas aprenderam a distinguir tais diferenças, resultando num senso de ‘nós’ e ‘eles’. É assim que criamos problemas para nós, ignorando o fato de que num nível mais profundo somos todos iguais enquanto seres humanos. ‘Maitri’ e ‘Karuna’, bondade amorosa e compaixão, são essenciais na vida cotidiana. Nós encontramos eles descritos nos textos religiosos, mas podemos observar e desenvolver essas qualidades de uma forma objetiva e secular.

Uma vez que a raiva e a hostilidade destroem a paz da nossa mente, elas são os verdadeiros inimigos. A raiva arruína nossa saúde; a atitude compassiva a recupera. Se a natureza humana básica fosse a raiva, não haveria esperança, mas uma vez que ela é amorosa e compassiva, há esperança.

S.S. o Dalai Lama, na Conferência sobre Maitri, Mumbai, India, dezembro de 2018.

Equipe


Professores


Mestres: inspirações e bênçãos


Tudo o que aprendemos, aprendemos porque alguém bondosamente nos ensinou. Assim são os mestres que incansavelmente oferecem ensinamentos para orientar cada um na sua jornada espiritual. As inspirações e bênçãos do Espaço Maitri vem dos ensinamentos budistas do Lama Padma Samten e da senda do yoga ensinada por Swami Sivananda.

Centro de Estudos Budistas Bodisatva
Centro Sivananda de Yoga Vedanta

Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB)

Criado em 1986, tem por objetivo contribuir para que a riqueza dos ensinamentos do Buda, beneficie a todos os seres. Para isto, ajuda a manter as práticas tradicionais, o diálogo com várias expressões da vida humana e a cultura de paz em um sentido amplo.

Lama Padma Samten

Fundador e atual presidente do CEBB. Suas ações públicas tiveram início nos anos 70, com atividades acadêmicas nas áreas de física, filosofia, ecologia e tecnologias brandas. Ordenado Lama por seu mestre S. Emª Chagdud Tulku Rinpoche, em 1996, trabalha para que o budismo seja verdadeiramente útil para as pessoas, onde quer que elas estejam. Deseja que a paz seja ampliada e que o sofrimento inevitável não conduza a maiores obscuridades, mas seja visto como uma jóia preciosa que impulsiona na direção da lucidez e da liberação.

Centro Sivananda de Yoga Vedanta

Yoga é um sistema de educação integral, que não envolve apenas o corpo, a mente e o intelecto, mas também o espírito interior. Yoga é indicado para todos, é universal. Nosso Centro foi fundado por Swami Vishnudevananda no ano de 1976 e desde esta época transmite essa sabedoria com responsabilidade e seriedade. Todos os seus professores tiveram treinamento em cursos especializados ministrados pela Organização Internacional Sivananda.

O Centro Sivananda de Yoga Vedanta faz parte da Organização Internacional Sivananda que compreende mais de 40 Centros e Ashrams em todo o mundo. Esta organização internacional foi fundada no ano de 1957 por Swami Vishnudevananda. É uma organização sem fins lucrativos e o seu propósito é a divulgação dos ensinamentos de Yoga e Vedanta.

É uma organização sem fins lucrativos e o seu propósito é a divulgação dos ensinamentos de Yoga e Vedanta.

Swami Sivananda (1887-1963)

Yogui e sábio de grande renome internacional, fundou o Sivananda Ashram em Rishikesh, Índia. Pioneiro na divulgação de ensinamentos em língua ocidental, foi autor de mais de 250 livros sobre Yoga, filosofia, saúde e temas afins. Médico de formação, ele renunciou a sua carreira para dedicar-se a uma vida de meditação e serviço. Sua mensagem é resumida nesta frase: “Sirva, ame, dê, purifique-se, medite e realize. Seja bom e faça o bem.“

 

Swami Vishnudevananda (1927-1993)

Discípulo direto de Swami Sivananda, com quem viveu e praticou Yoga intensamente durante 12 anos nos Himalayas. Foi escolhido por seu mestre para propagar a mensagem do Yoga e do Vedanta no ocidente em 1957, fundando mais de 80 centros e Ashrams por todo o mundo. Autoridade mundial em Hatha e Raja Yoga, Swamiji é autor do best-seller Livro de Yoga Completo e Ilustrado (1960) e outras obras. Incansável missionário pela paz mundial, Swamiji procurou espalhar ideais de união e tolerância entre os povos baseando-se em princípios ancestrais da filosofia do Yoga.

Parceiros


Ninguém faz nada sozinho. Estes são os parceiros que, também estabelecidos no Canoas Tênis Clube, trabalham alinhados com o Espaço Maitri, com a motivação de oferecer os melhores serviços para benefício de muitas pessoas.

Canoas Tênis Clube

Karuna

TS Tennis

LOB Bar e Café

APR Sports
Home Sports e Bar

Atividades


Atividades somente de corpo ou de mente não bastam. Precisamos trabalhar o corpo e trabalhar a mente: um oferece suporte ao outro no caminho espiritual. No Zen se diz: "Não se consegue limpar sangue com sangue. Precisamos de água." O Espaço Maitri conta com:

Aulas de Yoga
Meditação
Estudos Budistas
Terapias
Estudos de Física

Clique aqui e saiba mais

Um pouco sobre Yoga


A yoga é um conjunto de práticas físicas e mentais cujo objetivo é alcançar yoga, termo de raiz sânscrita yuj, “união”. União com o que? Com o que há de mais profundo em nós mesmos.

Apesar de muitas pessoas chegarem à yoga por uma questão de cuidado e saúde do corpo, é interessante perceber que a yoga em toda a sua riqueza espiritual, vai muito além da realização de posturas. O objetivo é que o praticante realize uma transformação interior, transforme o seu coração e a sua mente, de forma a viver uma vida mais virtuosa, mas equilibrada e com mais sabedoria.

Benefícios físicos da yoga

- Diminui dores e tensões musculares no corpo [e o estresse associado].
- Corrige a postura
- Melhora a flexibilidade, diminuindo a incidência de lesões
- Desenvolvimento da forma correta de respirar
- Ajudam com problemas de rinite, sinosite, espasmos brônquicos e asma
- Hábitos respiratórios conscientes ampliam vitalidade do corpo
- Melhora da imunidade
- Em suma, desenvolver um bem-estar físico profundo

Benefícios mentais da yoga e da meditação

- Pelo cultivo de uma mente mais consciente:
                  Percepção de padrões mentais negativos
                  Maior compreensão e aceitação das situações
                  Menor cansaço e estresse

- Pelo cultivo de uma mente mais presente:
                 Reduz ansiedade e preocupação excessiva
                 Reduz depressão
                 Reduz ruminação mental
                 Menor distração
                 Maior concentração
                 Portanto, aumenta experiência de paz e alegria

- Pelo cultivo de uma mente mais calma e menos reativa:
                 Nos ajuda a lidar com situações adversas
                 Nos leva a naturalmente transformar nossos conflitos

- Em suma, desenvolver um bem-estar mental profundo